“Mais vegetação, espaços de convívio e mobilidade ativa: o que desejam os paulistanos na pandemia” ︎︎︎

Artigo do portal Archdaily sobre os resultados da nossa pesquisa “Acesso aos espaços públicos na pandemia”:

“A resiliência urbana foi posta em cheque com a chegada da pandemia de forma acelerada e drástica nas cidades. A limitação de deslocamentos, contatos e acesso aos espaços públicos foi a estratégia mais eficaz de contenção do vírus. Mas a estrutura da cidade, somada à falta de políticas públicas emergenciais, revelou-se nada resiliente quando grande parcela da população teve que continuar percorrendo longos trajetos em transporte público para trabalhar em serviços essenciais, e também quando a saúde mental e física da população foi afetada pela falta de acesso a locais que possibilitassem a prática de exercício físico em segurança, evidenciando a precariedade de oferta desses espaços na cidade. (...)”

texto por Romullo Baratto
imagem por Rovena Rosa/Agência Brasil

[leia o artigo completo no Archdaily]

“Existe a praça ideal?” ︎︎︎

Entrevista à rádio CBN São Paulo sobre os resultados da nossa pesquisa “Acesso aos espaços públicos na pandemia”:

“Pesquisa que acaba de ser divulgada mostra a relação das pessoas com os espaços públicos durante a pandemia. Para falar sobre o assunto, a convidada foi Letícia Sabino, uma das idealizadoras da pesquisa. Entre as maiores saudades das pessoas está a relação com a natureza. Levantamento também perguntou sobre o que as pessoas querem ver modificado. A arborização de praças e ruas foi destaque.”

texto por CBN São Paulo

[ouça a entrevista na CBN São Paulo]

“Tá e o Brasil?” ︎︎︎

Série de publicações no instagram de maio e junho de 2020, durante isolamento social devido à COVID-19:

“Depois da #noticiaboadodia fizemos um compilado do que encontramos por aí nas nossas pesquisas e organizamos o material em temas, para entender quais medidas estão sendo tomadas no Brasil e no mundo em relação à pandemia, em cada setor. Como as cidades estão se preparando para a crise atual e para o futuro? São medidas eficazes? Poderíamos aplicar no contexto de nossas cidades? Quais os planos e os projetos que estão sendo implementados visando adaptar a cidade para o período pós-pandemia? Tá, e o Brasil?”

[veja a série completa em nosso Instagram]

Notícia boa do dia ︎︎︎

Série de publicações no instagram de abril de 2020, logo após o início do isolamento em São Paulo, devido à COVID-19:

“A maior pandemia dos últimos 100 anos nos obriga a enfrentar tempos difíceis, mas acreditamos que essa quarentena proporciona uma oportunidade para repensar.
Repensar nossos hábitos, privilégios, nossas relações com as comunidades e com a cidade. Na história da humanidade, transformações profundas foram resultado de processos muito complexos. Grandes mudanças são acompanhadas de uma série de sentimentos: medo, ansiedade, tristeza, esperança, alegria. Por isso, vamos compartilhar a #noticiaboadodia que encontrarmos por aí. Esperamos contribuir com a dose de esperança que estamos alimentando em nós mesmos, para assim, incentivar o abandono de velhos hábitos por outros, melhores.
Vamos repensar a vida urbana que levamos.
Seguimos juntos, seguimos unidos!”

[veja a série completa em nosso Instagram]

Mark