Caminhabilidade sensível a gênero em Curitiba – Curitiba, PR


Em parceria e coordenação da ONG SampaPé! elaboramos oficinas de capacitação para técnicos do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), da Prefeitura de Curitiba. Para a capacitação desenvolvemos e aplicamos uma metodologia de índice técnico de caminhabilidade sensível a gênero, elaborada especialmente para esse projeto, mas possível de ser aplicada em outros locais. A metodologia foi desenvolvida para que seja possível avaliar de forma objetiva a qualidade do ambiente construído dos espaços públicos para caminhar a pé com o olhar sensível às questões de gênero.

Com duração de quatro dias, as atividades incluíam oficinas teóricas para apresentação dos conceitos de caminhabilidade e mobilidade e gênero, apresentação e explicação detalhada do índice, aplicação prática em campo do mesmo e, por fim, uma oficina participativa para discussão dos resultados e apresentação de soluções. Todo o conteúdo servirá de referência para os projetos de qualificação de uma das linhas de BRT da cidade, incluindo as estações e seus entornos.

Além do desenvolvimento e aplicação da metodologia e oficinas, também elaboramos uma apostila com a toda metodologia do índice e o relatório final com os resultados, análises e recomendações.
Setembro – Outubro, 2019


[Realização] Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), ONG SampaPé!, Prefeitura de Curitiba
[Participantes] IPPUC, secretarias e órgãos públicos municipais, estudantes e docentes universitários da Universidade Positivo e PUCPR
[Equipe] Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Fernanda Pitombo, Letícia Sabino 



Mark