As oficinas e capacitações são importantes para criar um canal de comunicação entre dois grupos essenciais para a construção de cidades: quem planeja (poder público) e quem frequenta (sociedade civil). Entre atividades e conversas, a troca de informações deve ser feita de forma clara e empática, para colocar cada agente no lugar do outro: o planejador entender quem são os frequentadores e o que desejam, e os frequentadores entenderem os desafios e limitações de um projeto urbano. Dessa forma buscamos aproximar esses grupos dos conceitos que utilizamos e estudamos para a criação de cidades mais humanas, inclusivas, sustentáveis e democráticas.



As oficinas fazem parte do processo participativo com a sociedade civil. Tem o objetivo de engajar cidadãos interessados e atores locais na elaboração de planos e projetos. As metodologias buscam compartilhar visões sobre os locais de interesse, capacitar e engajar os participantes nos temas relevantes e coletar opiniões e ideias de projeto. Esse processo de participação é de grande importância, pois dá voz às pessoas, que, além de contribuir com o desenvolvimento dos locais, passam a ter o sentimento de pertencimento.



As capacitações são atividades que elaboramos para a formação técnica de funcionários do poder público. São também oficinas, mas voltadas a transmitir sobre temas específicos, como segurança viária, mobilidade ativa, espaços públicos,urbanismo sustentável e humano. As metodologias, em geral, são elaboradas para serem aplicadas por meio de aulas teóricas e atividades em campo, fazendo os participantes sentirem na pele os impactos físicos e emocionais decorrentes de decisões (aparentemente simples) de projeto e planejamento urbano.



Mark