Caminhos da Escola


O concurso buscava ideias para a reativação dos espaços públicos das cidades pós pandemia. Ideias que fossem inovadoras para um meio urbano mais sustentável, inclusivo e resiliente. Nesse contexto, a ideia desse projeto teve como premissa a volta à escola, e como desafio conscientizar as crianças e promover segurança no trajeto de volta às aulas pré-vacina, em áreas de vulnerabilidade social. As recomendações gerais no Brasil se referiam aos protocolos internos às escolas, mas existia uma lacuna a ser explorada que tratava do caminho da criança até a escola. A relação da criança com a cidade sempre foi importante, mas o distanciamento social e as medidas de segurança contra a COVID-19 evidenciaram a fragilidade dos sistemas de espaços públicos, de circulação e de convívio com a comunidade.

Com a participação ativa da criança em todo o processo o projeto propõe a criação de pontos de informação sobre a prevenção da contaminação do COVID-19, inseridos de forma lúdica, espalhados pelas ruas do entorno das escolas, sinalização dos caminhos da escola com elementos lúdicos, que possibilitam a construção de um mapa mental do caminho cotidiano de cada aluno e que permitem] e a utilização dos programas de comércio e serviço amigos da escola, que permitem que as crianças usem pias e sanitários, como âncoras do projeto. As intervenções são de simples execução, compostas por pinturas nos pisos e muros e implantação de mobiliários de materiais simples, produzidos de acordo com as especificidades de cada trajeto, com a possibilidade de atualização e adaptação do projeto. A iniciativa introduz, assim, o urbanismo de forma lúdica e inclusiva na educação das crianças, tornando-as em atores participantes e ativos no processo de construção do espaço urbano.

Agosto, 2020


[Concurso] Ideatón Volver a la Calle
[Realização] BID Ciudades Sostenibles
[Projeto] Estúdio +1 e Metrópole 1:1
[Equipe] Ana Maciel, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Luís Milan, Tiago Brito

Imagens
Estúdio +1 e Metrópole 1:1 



Mark