Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia – São Paulo, SP
No início da pandemia do novo Coronavírus em 2020, com as medidas de distanciamento e isolamento, os espaços públicos ficaram restritos apenas a deslocamentos necessários e sem interação social. Diversos estudos começaram a especular como seria a volta da convivência nas cidades, nesse cenário, em parceria com a ONG SampaPé!, decidimos perguntar às pessoas sobre a relação delas com os espaços públicos, os sentimentos e reflexões provocados pela situação de restrição da vida social urbana e quais expectativas de mudanças de hábitos e melhora do ambiente urbano após a experiência.
Tendo como recorte territorial a cidade de São Paulo, a pesquisa “Acesso aos espaços públicos na pandemia” foi realizada em duas etapas e momentos diferentes da pandemia. A primeira foi aplicada em maio de 2020 na fase mais restritiva das medidas de prevenção ao contágio e a segunda etapa em outubro do mesmo ano, na fase menos restritiva e de abertura parcial do comércio, serviços e alguns espaços públicos da cidade. Os resultados apontaram para três grandes demandas: a necessidade de maior interação entre cidade e natureza, a urgência da adoção de modelos de bairros compactos e auto suficientes e novos paradigmas de mobilidade que beneficiem também os deslocamentos ativos e não só aqueles feitos por veículos motorizados individuais.
Os dados da pesquisa tem o objetivo de apoiar a construção de políticas públicas que possa atender a tais demandas. A análise completa dos dados pode ser conferida nos relatórios das etapas 1 e 2, disponíveis para download.
Maio – Outubro, 2020
No início da pandemia do novo Coronavírus em 2020, com as medidas de distanciamento e isolamento, os espaços públicos ficaram restritos apenas a deslocamentos necessários e sem interação social. Diversos estudos começaram a especular como seria a volta da convivência nas cidades, nesse cenário, em parceria com a ONG SampaPé!, decidimos perguntar às pessoas sobre a relação delas com os espaços públicos, os sentimentos e reflexões provocados pela situação de restrição da vida social urbana e quais expectativas de mudanças de hábitos e melhora do ambiente urbano após a experiência.
Tendo como recorte territorial a cidade de São Paulo, a pesquisa “Acesso aos espaços públicos na pandemia” foi realizada em duas etapas e momentos diferentes da pandemia. A primeira foi aplicada em maio de 2020 na fase mais restritiva das medidas de prevenção ao contágio e a segunda etapa em outubro do mesmo ano, na fase menos restritiva e de abertura parcial do comércio, serviços e alguns espaços públicos da cidade. Os resultados apontaram para três grandes demandas: a necessidade de maior interação entre cidade e natureza, a urgência da adoção de modelos de bairros compactos e auto suficientes e novos paradigmas de mobilidade que beneficiem também os deslocamentos ativos e não só aqueles feitos por veículos motorizados individuais.
Os dados da pesquisa tem o objetivo de apoiar a construção de políticas públicas que possa atender a tais demandas. A análise completa dos dados pode ser conferida nos relatórios das etapas 1 e 2, disponíveis para download.
Maio – Outubro, 2020
![Capa de divulgação do questionário - Etapa 1](https://freight.cargo.site/t/original/i/c78ed6f2d3731ec3be0cab82da9b23040a19aec9768a99673ec2065f2bfbdda2/Pesquisa-pandemia_post.jpg)
![Capa de divulgação do questionário - Etapa 2](https://freight.cargo.site/t/original/i/b81e848468154a717148fbfa309a9fe0f281b05c8f1103ec6c3507a35e5bcda7/ETAPA-2_Pesquisa-pandemia_post.png)
![Alguns resultados - Usos e sensações nos espaço públicos](https://freight.cargo.site/t/original/i/22dfd4795e30f4a7493b5220eb89cc8749270994b4588750c607009d4813f1e7/Divulgao-dos-resultados10.jpg)
![Alguns resultados - Usos e sensações nos espaço públicos](https://freight.cargo.site/t/original/i/1ce31435692d6630cf0162cd0823491e6744bf4b1a4db6a656b70cdb7aedcc9d/Divulgao-dos-resultados11.jpg)
![Alguns resultados - Usos e sensações nos espaço públicos](https://freight.cargo.site/t/original/i/72b756f032e5f5457aca189928e7931dc93e029c1ae25f3bdb307439b6a2d440/Divulgao-dos-resultados12.jpg)
![Alguns resultados - Usos e sensações nos espaço públicos](https://freight.cargo.site/t/original/i/26b6d22eec5eff395ff9de67ece46428de3214e50d2891133680156c1d408f58/Divulgao-dos-resultados13.jpg)
![Alguns resultados - Percepções e experiências](https://freight.cargo.site/t/original/i/5328a257618d51cf00f9d0dc11de406244744f431e2df6d0615a1bda823d3edd/Divulgao-dos-resultados14.jpg)
![Alguns resultados - Percepções e experiências](https://freight.cargo.site/t/original/i/0edf8b5c4380c6cc0d5ac0953e8af91806c2eb6f2ddc712aff6aa7bcb96e4af1/Divulgao-dos-resultados15.jpg)
![Alguns resultados - Percepções e experiências](https://freight.cargo.site/t/original/i/5b70f6cf115f17ce2725683e5681ca86d72f277c485ebe9047db963a3a413fea/Divulgao-dos-resultados16.jpg)
![Alguns resultados - Percepções e experiências](https://freight.cargo.site/t/original/i/273c642b1114d2deb45c62f87899985f16d5e03c01d6fd7a2b98d79ff1425647/Divulgao-dos-resultados17.jpg)
![Alguns resultados - Novos hábitos e desejos de mudança](https://freight.cargo.site/t/original/i/0409c14ba98793f955e3d0c0a8e7c5f466ff85c7820272ef7e8608c4947623e8/Divulgao-dos-resultados18.jpg)
![Alguns resultados - Novos hábitos e desejos de mudança](https://freight.cargo.site/t/original/i/b8697a77df8fe4f236068893e12bbb4458b84e9cc0dfaf8115976c40b2f3aaaa/Divulgao-dos-resultados19.jpg)
![Alguns resultados - Novos hábitos e desejos de mudança](https://freight.cargo.site/t/original/i/b70b7e26a32ec7bc8a684c4975b90efee3e385609a11ad611fd7ff28bdc48d7f/Divulgao-dos-resultados20.jpg)
![Alguns resultados - Novos hábitos e desejos de mudança](https://freight.cargo.site/t/original/i/0bf0370d136cfa221c954f13c0f61ca2915e9db05d3fc7858170bae3148dbf4c/Divulgao-dos-resultados21.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/5abea43c4d3df35920109dffdecca515dd0171328167bc7c7b6026e240072ab7/IMG_1720.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/36b6b593e6f772ab1330593bbfb99f665187ee7adc2828c1d43059092426aeaf/IMG_2332.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/0bb245a13ffa3e7e8438963f3ab347776c9792557d48379e6c73741b2e868e3f/IMG_2352.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/dcbc7bd965a88793b85d0766195d1f7d9857c86f1691a44cce5f2cb020a884d8/IMG_2361.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/b2b182d5b42ea23d10340070927de8cf1da99eda2315770261b8b1d8b5b6a150/IMG_2424.jpg)
![Registros do cotidiano durante a pandemia](https://freight.cargo.site/t/original/i/b6dc34d6bfb7747d6ed0b73b8d8e418fb4996c70961f7e7c639251dee116e0d0/IMG_2437.jpg)
![Relatório Etapa 1](https://freight.cargo.site/t/original/i/bf05de542c0811d6386193453fc63955a2a74740bddc1e61a6466da95a34eff5/Mockup_Etapa-1_Capa.jpg)
![Relatório Etapa 1](https://freight.cargo.site/t/original/i/7c2e9d317b84d6f9d7cd9df0413c0a86b13bda82cf759c858b6a3698891db79f/Mockup_Etapa-1_pag-1.jpg)
![Relatório Etapa 1](https://freight.cargo.site/t/original/i/f5f2f7a3b4796761379f5da221271b2f0a075bac5b72a341dcbaccc52f378261/Mockup_Etapa-1_pag-2-.jpg)
![Relatório Etapa 2](https://freight.cargo.site/t/original/i/799a1e5f4c9059f389cde53840378646d748aa8cb812d893207bc25deb6be63e/Mockup_Etapa-2_Capa.jpg)
![Relatório Etapa 2](https://freight.cargo.site/t/original/i/d68a21ce1e1dca38040e0d0bcc127e3ae8636b3f4b7affdc660697473e242b90/Mockup_Etapa-2_pag-1.jpg)
![Relatório Etapa 2](https://freight.cargo.site/t/original/i/64d1e0a2eaa81a757586ea91fb2b9105b5b852bf93fdd8f9e78fa252b8750a4e/Mockup_Etapa-2pag-2.jpg)
[Realização/ Parceria] Metrópole 1:1 e SampaPé!
[Apoio-Etapa 2] Farah Service
[Equipe] Ana Clara Costa, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Fernanda Pitombo, Letícia Sabino e Louise Uchôa
Baixe os relatórios completos:
Relatório Etapa 1 ︎︎︎
Relatório Etapa 2 ︎︎︎
[Imagens]
Metrópole 1:1
SampaPé!