Parquinho Porto de Areia – Carapicuíba, SP


No final de 2017, um surto de doenças estava atingindo os moradores da comunidade Porto de Areia, Carapicuíba-SP. O principal suspeito da causa era o lixão presente na comunidade que atraía inúmeros bichos e insetos transmissores de doenças.

Juntamente com a equipe da TETO, a comunidade se organizou para a limpeza do local. Sem lixo, uma nova área surgiu na comunidade, que logo se animou para dar novo uso ao espaço em potencial. A principal demanda era uma lugar adequado para as crianças brincarem.

Em Abril de 2018, iniciamos o processo de conhecer e ouvir os moradores, assim como planejar o parquinho com a comunidade. Oficinas com adultos para resgatar suas memórias de infância e com as crianças, para aprender suas brincadeiras favoritas, entender as dinâmicas, o que gostam de brincar e como, onde brincam. A partir disso, algumas opções de projeto foram elaboradas e, junto com eles, definimos um único desenho. O método construtivo e decisões técnicas, foram discutidas em uma oficina com os construtores locais, visando a importância de valorizar o conhecimento construtivo da comunidade.

Com o projeto definido, começamos a ocupar o espaço. A intenção era evitar novas construções ou acúmulo de lixo, além de trabalhar o senso de pertencimento e construção do espaço, de forma gradativa, juntamente com a comunidade. Foi realizada, junto com moradores e voluntários do TETO, uma oficina de plantio de mudas frutíferas e depois, uma oficina de construção de um parquinho provisório feito com pneus.
2017


[Local] Comunidade Porto de Areia
[Realização] TETO e Metrópole 1:1
[Projeto] Metrópole 1:1
[Equipe] TETO, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias

Imagens
TETO Brasil
Metrópole 1:1 (fotomontagem)



Mark