![](https://freight.cargo.site/t/original/i/11a41a35e933b772438daec3efcf5e7e39883391cb3394d5a36719d77e6013d7/PENHA-DE-FRANA-01.jpg)
O Projeto Ruas Vivas, uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), tem como objetivo realizar intervenções temporárias em três diferentes ruas de São Paulo (nos bairros de Pinheiros, Vila Maria e da Penha) para transformar o espaço público em resposta à pandemia de COVID-19. Em parceria com o Estúdio +1 desenvolvemos o projeto no bairro da Penha de França, na zona leste de São Paulo.
O Ruas Vivas Penha foi desenvolvido ao longo de diversas etapas: realização de contagens no local, entrevistas, aplicação de questionários online, visitas à área, reuniões e oficinas, todas essas com a participação de diversos atores da comunidade local (comércio, grupos culturais e religiosos, moradores, pesquisadores, artistas, entre outros).
O projeto intervém em trechos de duas ruas centrais e de grande circulação de pessoas e importância comercial e histórica para o bairro: a Avenida Penha de França e a Rua Dr. João Ribeiro. Essa parte do centro do bairro possui alto fluxo de pedestres, que frequentam o comércio local, vão em direção ao shopping, visitam o Largo do Rosário e também os equipamentos públicos próximos. Mas, ao mesmo tempo, possui calçadas bastante estreitas. A intervenção proposta busca, através da ampliação desses espaços destinados à circulação dos pedestres, trazer maior segurança viária e sanitária aos frequentadores da Penha, nesse momento de necessidade de distanciamento social.
Em diálogo direto com o Largo do Rosário, o projeto também busca olhar com cuidado e atenção para a memória do local, que remete à história do próprio bairro da Penha. A pintura do piso, elaborada por uma artista local, refere-se à história do largo e de seus tradicionais festejos. Além disso, placas específicas orientam o pedestre nos trajetos em direção aos principais marcos dessa área, ao mesmo tempo em que informam sobre o projeto e sobre as medidas de distanciamento necessárias.
O projeto, que ainda está em andamento, tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Outubro, 2020 - Em andamento
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/2d982a4ecdc477a0cd93f29355e370054f5183e123722d1809b912c019bf3c29/PERSPECTIVA-5-01.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/e2adc803c3e861faa4d1a44fd118d7d71e27d779435dcb87ef7476e6c15ddd0a/PERSPECTIVA-6-01.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/adc211c6a7ed706227c983866c174310702a97d8567c61b9f99c91a6eee49d2a/P1030862.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/f51e58700c380f5d4d061f09090f95921c788acc67d0f2cc9915c6adf0c49f9a/P1030941.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/a6478411d45d003da6634270ac8ca2b3141c42725eda238091764e8c10c721dc/P1030998.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/94a9a949b710eadeb6467a59f7a963b4f3871d42635f13509e97a4e0ee8050c0/P1030955.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/508c79631c9a66aa7abcbde9212613c13b38f7273dc526087ea5f2a72e9503f1/P1030973.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/5ac31191f5e46073773e63a5773afc08b6d54f5475aec8fb2db06f8e40c6699e/P1030990.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/54451fedb9cfde4ce7b82e7a67f5b0bfa8f3ff6e172ee1b150bf958882a4a3ee/croqui_nat_est-da-torre_arte_piso-1_.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/d8f4c2965fed7ae19c24ba38ff7676a2bb28c4d931b91d5acfa88b017b8489d7/croqui_nat_est-da-torre_arte_piso-2.jpg)
[Local] Av. Penha de França e R. Dr. João Ribeiro - Penha
[Realização] IABsp e ACSP
[Apoio] Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
[Projeto] Estúdio +1 e Metrópole 1:1
[Equipe] Ana Maciel, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Luís Milan, Tiago Brito
[Pesquisadores] Juliana Miranda
[Arte do piso] Natália Scromov - Estúdio da Torre