O Projeto Ruas Vivas, uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), tem como objetivo realizar intervenções temporárias em três diferentes ruas de São Paulo (nos bairros de Pinheiros, Vila Maria e da Penha) para transformar o espaço público em resposta à pandemia de COVID-19. Em parceria com o Estúdio +1 desenvolvemos o projeto no bairro da Penha de França, na zona leste de São Paulo.
O Ruas Vivas Penha foi desenvolvido ao longo de diversas etapas: realização de contagens no local, entrevistas, aplicação de questionários online, visitas à área, reuniões e oficinas, todas essas com a participação de diversos atores da comunidade local (comércio, grupos culturais e religiosos, moradores, pesquisadores, artistas, entre outros).
O projeto intervém em trechos de duas ruas centrais e de grande circulação de pessoas e importância comercial e histórica para o bairro: a Avenida Penha de França e a Rua Dr. João Ribeiro. Essa parte do centro do bairro possui alto fluxo de pedestres, que frequentam o comércio local, vão em direção ao shopping, visitam o Largo do Rosário e também os equipamentos públicos próximos. Mas, ao mesmo tempo, possui calçadas bastante estreitas. A intervenção proposta busca, através da ampliação desses espaços destinados à circulação dos pedestres, trazer maior segurança viária e sanitária aos frequentadores da Penha, nesse momento de necessidade de distanciamento social.
Em diálogo direto com o Largo do Rosário, o projeto também busca olhar com cuidado e atenção para a memória do local, que remete à história do próprio bairro da Penha. A pintura do piso, elaborada por uma artista local, refere-se à história do largo e de seus tradicionais festejos. Além disso, placas específicas orientam o pedestre nos trajetos em direção aos principais marcos dessa área, ao mesmo tempo em que informam sobre o projeto e sobre as medidas de distanciamento necessárias.
O projeto, que ainda está em andamento, tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Outubro, 2020 - Em andamento
[Local] Av. Penha de França e R. Dr. João Ribeiro - Penha
[Realização] IABsp e ACSP
[Apoio] Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes
[Projeto] Estúdio +1 e Metrópole 1:1
[Equipe] Ana Maciel, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Luís Milan, Tiago Brito
[Pesquisadores] Juliana Miranda
[Arte do piso] Natália Scromov - Estúdio da Torre