Wifi na Rua


O concurso buscava ideias para a reativação dos espaços públicos das cidades pós pandemia. Ideias que fossem inovadoras para um meio urbano mais sustentável, inclusivo e resiliente. Nesse contexto a proposta busca minimizar as consequências da pandemia para aqueles jovens nas periferias que não têm acesso à internet através da oferta de wifi livre gratuito para desenvolvimento de atividades educacionais à distância.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, de 2019, apenas 48% dos jovens brasileiros das classes C e D têm acesso à internet, sendo que 85% acessam a rede exclusivamente pelo celular, 2% pelo computador e 13% por ambos os meios. Somado a isso, cerca de 80% dos alunos matriculados no ensino médio no Brasil são de escolas estaduais, que estão com aulas suspensas, devido à pandemia de COVID-19. Isso significa que muitos jovens das periferias não têm condições para desenvolver atividades escolares a distância. Nesse sentido,a proposta oferece pontos de acesso à internet para crianças e jovens estudarem, através da criação de uma rede de parcerias, compartilhando o cuidado com a comunidade e com o espaço público. Os pontos de acesso serão base da formação de uma rede amiga, a ser constituída com diversos atores, como comerciantes e igrejas.

O projeto consiste em postes altos, nos quais estão fixados os equipamentos de wifi, que oferecem longo alcance e alto desempenho, cujo sinal será fornecido por concessionárias de internet da periferia, movimentando a economia local. Os postes contam com tomadas e sustentam bancos, mesas, separados por placas de policarbonato, para estudo ou uso cotidiano do espaço público respeitando o distanciamento, além de uma cobertura. Estes elementos são fixados no poste em ponto único, sendo de fácil produção e manutenção, podendo ser instalados em locais de diferentes declividades. O mobiliário pode ser, ainda, empilhado, formando um brinquedo e liberando mais espaço na praça. A estratégia une tecnologia e fortalecimento de redes comunitárias, garantindo oportunidades de modo mais acessível e justo.
Agosto, 2020


[Concurso] Ideatón Volver a la Calle
[Realização]BID Ciudades Sostenibles
[Projeto] Estúdio +1 e Metrópole 1:1
[Equipe] Ana Maciel, Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Farias, Luís Milan, Tiago Brito

Imagens
Estúdio +1 e Metrópole 1:1



Mark