Intervenção urbana temporária (Re)pensando a rua em Santana
– São Paulo, SP
A intervenção em Santana iniciou em setembro de 2017, foi uma das primeiras intervenções na cidade de São Paulo que seguiram o conceito do “urbanismo tático” voltado para segurança viária. O projeto teve 2 etapas: uma intervenção temporária, feita para durar apenas um dia, servindo de teste das soluções de desenho viário propostos; e após a análise da experiência-teste, foi realizada uma intervenção com caráter permanente, apesar de feito com materiais de baixo custo (tintas e balizadores), implantado no local para o reordenamento dos fluxos. O objetivo desse processo é, além de se testar soluções antes de realizar investimentos maiores, permitir que a população vivencie e observe, em tempo real, a possível transformação do bairro através da priorização da segurança viária do pedestre no desenho urbano. A intervenção foi monitorada através de métricas em 3 momentos: antes, durante e depois da intervenção para a avaliação de impacto do projeto no contexto e dinâmicas locais.
Realizamos a atualização de dados da etapa depois, em 2019, para avaliação da intervenção em um período em que as dinâmicas se apresentariam mais consolidadas, devido ao tempo que o projeto já havia sido implementado. Ficamos a cargo da coordenação da equipe de pesquisa, análise dos dados e elaboração do relatório com o diagnóstico para atualização do relatório oficial do ITDP Brasil.
Abril – Maio, 2019
A intervenção em Santana iniciou em setembro de 2017, foi uma das primeiras intervenções na cidade de São Paulo que seguiram o conceito do “urbanismo tático” voltado para segurança viária. O projeto teve 2 etapas: uma intervenção temporária, feita para durar apenas um dia, servindo de teste das soluções de desenho viário propostos; e após a análise da experiência-teste, foi realizada uma intervenção com caráter permanente, apesar de feito com materiais de baixo custo (tintas e balizadores), implantado no local para o reordenamento dos fluxos. O objetivo desse processo é, além de se testar soluções antes de realizar investimentos maiores, permitir que a população vivencie e observe, em tempo real, a possível transformação do bairro através da priorização da segurança viária do pedestre no desenho urbano. A intervenção foi monitorada através de métricas em 3 momentos: antes, durante e depois da intervenção para a avaliação de impacto do projeto no contexto e dinâmicas locais.
Realizamos a atualização de dados da etapa depois, em 2019, para avaliação da intervenção em um período em que as dinâmicas se apresentariam mais consolidadas, devido ao tempo que o projeto já havia sido implementado. Ficamos a cargo da coordenação da equipe de pesquisa, análise dos dados e elaboração do relatório com o diagnóstico para atualização do relatório oficial do ITDP Brasil.
Abril – Maio, 2019
[Local] Rua Dr. César - Santana
[Realização/ Parceria] BIGRS, ITDP Brasil, NACTO-GDCI, Vital Strategies, WRI Brasil
[Projeto] BIGRS
[Equipe] Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Faria
[Pesquisadores] Heloísa Oliveira, Juliana Miranda