Intervenção urbana temporária (Re)pensando a rua em Santana
– São Paulo, SP
A intervenção em Santana iniciou em setembro de 2017, foi uma das primeiras intervenções na cidade de São Paulo que seguiram o conceito do “urbanismo tático” voltado para segurança viária. O projeto teve 2 etapas: uma intervenção temporária, feita para durar apenas um dia, servindo de teste das soluções de desenho viário propostos; e após a análise da experiência-teste, foi realizada uma intervenção com caráter permanente, apesar de feito com materiais de baixo custo (tintas e balizadores), implantado no local para o reordenamento dos fluxos. O objetivo desse processo é, além de se testar soluções antes de realizar investimentos maiores, permitir que a população vivencie e observe, em tempo real, a possível transformação do bairro através da priorização da segurança viária do pedestre no desenho urbano. A intervenção foi monitorada através de métricas em 3 momentos: antes, durante e depois da intervenção para a avaliação de impacto do projeto no contexto e dinâmicas locais.
Realizamos a atualização de dados da etapa depois, em 2019, para avaliação da intervenção em um período em que as dinâmicas se apresentariam mais consolidadas, devido ao tempo que o projeto já havia sido implementado. Ficamos a cargo da coordenação da equipe de pesquisa, análise dos dados e elaboração do relatório com o diagnóstico para atualização do relatório oficial do ITDP Brasil.
Abril – Maio, 2019
A intervenção em Santana iniciou em setembro de 2017, foi uma das primeiras intervenções na cidade de São Paulo que seguiram o conceito do “urbanismo tático” voltado para segurança viária. O projeto teve 2 etapas: uma intervenção temporária, feita para durar apenas um dia, servindo de teste das soluções de desenho viário propostos; e após a análise da experiência-teste, foi realizada uma intervenção com caráter permanente, apesar de feito com materiais de baixo custo (tintas e balizadores), implantado no local para o reordenamento dos fluxos. O objetivo desse processo é, além de se testar soluções antes de realizar investimentos maiores, permitir que a população vivencie e observe, em tempo real, a possível transformação do bairro através da priorização da segurança viária do pedestre no desenho urbano. A intervenção foi monitorada através de métricas em 3 momentos: antes, durante e depois da intervenção para a avaliação de impacto do projeto no contexto e dinâmicas locais.
Realizamos a atualização de dados da etapa depois, em 2019, para avaliação da intervenção em um período em que as dinâmicas se apresentariam mais consolidadas, devido ao tempo que o projeto já havia sido implementado. Ficamos a cargo da coordenação da equipe de pesquisa, análise dos dados e elaboração do relatório com o diagnóstico para atualização do relatório oficial do ITDP Brasil.
Abril – Maio, 2019
![Rua Dr. César - Antes](https://freight.cargo.site/t/original/i/bb0cbb875f521be799c2c883b362ace5f9038edb99d682318624986295076c4c/Santana_Antes_TomazCavallieri_WRIBrasil.jpg)
![Rua Dr. César - Intervenção temprária](https://freight.cargo.site/t/original/i/3af687c0129bc65cca46ea0e90003ce672fdb045f073c54331bdd68ecccc5fe8/Santana_Evento_TomazCavallieri_WRIBrasil.jpg)
![Rua Dr. César - Intervenção permanente](https://freight.cargo.site/t/original/i/5c9d18506ffa07c149e117b54ef54043fabb032924d70ed99e75ae3ec97a72c3/Santana_Depois_ThiagoDiz.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/f74d1cba813804f1f8baa0bf364c8ea37e9cd97ad5638868a5112f58b77e7efd/P_20190528_101326.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/6755eb793c7247365a51464d51c0b9fa5becc3e9240a60ca08f3acf76d4108a2/Mockup-Santana.jpg)
[Local] Rua Dr. César - Santana
[Realização/ Parceria] BIGRS, ITDP Brasil, NACTO-GDCI, Vital Strategies, WRI Brasil
[Projeto] BIGRS
[Equipe] Bibiana Tini, Bruna Sato, Douglas Faria
[Pesquisadores] Heloísa Oliveira, Juliana Miranda